Resenha: Ninguém Nasce Herói
Sinopse: Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o Escolhido, o simples ato de distribuir livros na rua é visto como rebeldia. Esse foi o jeito que Chuvisco encontrou para resistir e tentar mudar a sua realidade, um pouquinho que seja: ele e os amigos entregam exemplares proibidos pelo governo a quem passa pela praça Roosevelt, no centro de São Paulo, sempre atentos para o caso de algum policial aparecer. Outro perigo que precisam enfrentar enquanto tentam viver sua juventude são as milícias urbanas, como a Guarda Branca: seus integrantes perseguem diversas minorias, incentivados pelo governo. É esse grupo que Chuvisco encontra espancando um garoto nos arredores da rua Augusta. A situação obriga o jovem a agir como um verdadeiro super-herói para tentar ajudá-lo — e esse é só o começo. Aos poucos, Chuvisco percebe que terá de fazer mais do que apenas distribuir livros se quiser mudar seu futuro e o do país.
Livro: Ninguém Nasce Herói
Autor: Eric Novello
Editora: Seguinte
"Contrariando as expectativas, vamos sobreviver"
"A verdade é que ninguém nasce herói. Mas isso não nos impede de salvar o mundo de vez em quando"
Estamos voltando com tudo na leitura esse ano e eu peguei um livro diferente do que li até agora para o Blog, pois se trata de um livro nacional de um autor jovem, que nos leva para um Brasil diferente do que estamos habituados e digo como leitor - todos deveriam ter esse livro na sua estante.
Toda a narrativa do livro é contada a partir da visão do personagem principal, que se chama "Chuvisco", onde vai nos mostrando um Brasil dominado pela opressão e uma política do medo. Você vê os conflitos em um país sem liberdade onde cor, religiões, sexualidade e outras minorias são tratadas como escória. Tudo é censurado nesse universo e são esses jovens como Chuvisco e seus amigos, que passam a ir em busca de uma possível revolução. Todo esse contexto é muito bem escrito e trabalhdo no livro nos mostranto as histórias, medos, dúvidas, escolhas a serem feitas e todo o cenário é desenvolvido no qual eles estão inseridos.
"Bastaria alguém e força de vontade. Bastaria dizer chega. O problema é que "basta" abre as portas para o desconhecido. E, hoje, o desconhecido causa o medo"
Umas das coisas mais marcantes no livro são os personagens coadjuvantes, pois você consegue se identificar e torcer por ele, pois são muito bem descritos e bem construídos pelo autor. Cada um possui a sua luta e seus medos, o que só acrescenta para a histórias do livro e você se sente parte de tudo isso. É muito bonito de ver dentre os muitos temas abordados na história, o que chamou mais a minha atenção foi a "Amizade" - uma delicadeza e riqueza envolvendo as amizades de Chuvisco fortalecendo ele por serem tão fiéis e trazer situações verdadeiras do nosso cotidiano nesse cenário.
"Contrariando as expectativas, vamos sobreviver"
É um livro muito forte e nos faz refletir a todo momento, pois ele é muito próximo da nossa realidade visto que mostra situações de violência, preconceito e abuso de poder. Outro recurso muito bem utilizado pelo autor são os símbolos como borboletas ou tartarugas ou super-heróis para retratar formas novas de o protagonista enxergar as coisas.
"A verdade é que ninguém nasce herói. Mas isso não nos impede de salvar o mundo de vez em quando"
Uma coisa ficou clara ao ler o livro - são esses laços entre pessoas que você ama, que lhe dão forças para seguir em frente e superar as adiversidades em nossas vidas. Devemos nos rodear de pessoas boas para nos mostrar os caminhos e elas sempre estarão ao nosso lado. A vida ela é como uma folha em branco, pois são as nossas histórias de vida que vão preenchendo cada linha dessa folha mostrando o quanto podemos seguir em frente e ser felizes independentemente de quem somos. Portanto eu super recomendo a leitura de "Ninguém Nasce Herói" e você pode ter certeza, que você será tocado de uma maneira diferente ao ler. Boa Leitura!!!!!!
Nenhum comentário: